

Razões Africanas



Dos porões dos navios, na travessia transatlântica dos negros escravizados, o soturno som do sofrimento dos cânticos se traduziu em uma vibrante polirritmia. Que ecoou pelo mundo, como um legado cultural do continente africano.
É o berço do blues, do Mississipi, da rumba, de Havana e do jongo, do Rio.
E é sobre isso, a partir da diáspora africana, que o documentário nasce para abordar a grande herança africana que produziu esses 3 ritmos musicais, consolidados mundialmente.
Se os espaços geográficos e instrumentos musicais são diferentes, as origens de todos esses ritmos são africanas. É onde reside o argumento principal do documentário a ser revelado para o público.
O premiado diretor Jefferson Mello percorreu 6 países e muitos quilômetros pra desbravar a ancestralidade no blues, na rumba e no jongo pelo olhar de 3 personagens principais e suas belas histórias.
E fez mais. Escolheu trabalhar com parceiros e equipe técnica locais, nativos de cada um desses países, para valorizar cada ponto de um enredo que envolve a história, a questão da reparação, do racismo, do sequestro dos africanos.
Razões Africanas é um filme universal. Um legado que valoriza as tradições, promove o diálogo entre as culturas e as distintas visões de mundo que aborda e que são os maiores representantes do espaço francófono mundial.
A viagem começa em Angola. E acompanha a trajetória do congo que ganha o mundo na rota dos navios negreiros passando pelo Brasil, EUA e Cuba.
E, claro, passa também pelas regiões do Congo e do Mali que juntos integram vários países da África francófona.
Um retrato delicado, intimista e musicalmente profundo em imagens e entrevistas com músicos e especialistas no assunto que traçam o resgate da identidade destes gêneros musicais na valorização de suas culturas.
Formato: Documentário, com cerca de 90 minutos de duração, para exibição em salas de cinema, tem como público alvo todos os apaixonados, de todas as idades, por música e história.






Patrocínio:




Apoio Cultural:

Investimento:

Produção:

Co - Produção:
